Sushi em Casa



Olá a todos, leve, fresquinho e viciante, é assim que defino este prato.
A receita é acessivel para todos, o importante é gostar!


Ingredientes:
  • 2 chávenas de chá de arroz japonês Shari
  • 3 chávenas de chá de água
  •  Nori (algas)
  • 1 esteira em bambu
  • sementes de sésamo pretas ( opcional )
  • molho shoyo (opcional )
  • filme ou pelicula aderente


Para o recheio utlilizei :
  • abacate
  • delicias de caranguejo
  • pêssego
  • cenoura
  • pepino


Notas: Podemos adicionar peixes, frutas e/ou legumes, de acordo com o que tivermos à mão e que nos agrade, devemos porém, cortar todos os ingredientes finamente.

Para o molho do arroz:
  • 50 ml de vinagre de arroz ou sidra
  • 50g de açucar
  • 1 colher de sobremesa de sal
Preparação:
  1. Comece por lavar o arroz em várias águas, para largar o amido, deve fazê-lo com alguma delicadeza para não o partir. Lave até que a água deixe de largar a cor branca, por norma ao fim de 6 ou 7 lavagens. Deixe o arroz a repousar 30 minutos.
  2. Coloque a água e o arroz no tacho, ponha a mão em cima do arroz e verifique se a água cobre o arroz e cobre também parte da sua mão até ao punho, se sim, está optimo, tape e deixe cozer 15 minutos sem nunca destapar o tacho, findo este tempo , mantenha o tacho tapado por mais 15 minutos sem destapar.
  3. Prepare entretanto o vinagrete para o arroz, coloque ao lume uma caçarola com os 50ml de vinagre, 50g de açucar e a colher de sal, mexa com a colher de pau até o sal e o açucar se dissolverem na água, retire antes de ferver, reserve.
  4. Coloque o arroz num tabuleiro e verta aos poucos  o vinagrete utilizando a colher de pau, de modo a envolver por todo o arroz.
  5. Prepare uma tigela com água e uma pedras de gelo, para ir molhando as mãos quando mexer no arroz, só assim o consegue soltar fácilmente das mãos.
  6. Coloque a esteira numa bancada, por cima ponha pelicula aderente e por cima uma alga nori, disponha de uma mão de arroz por cima da alga, calcando com a ajuda dos polegares, de forma a que o arroz se encontre a preencher a alga, comece a colocar o recheio a gosto, que já deve estar cortado finamente.
  7. Comece a enrolar devagarinho, como se tratasse de uma torta, pressione a esteira para o rolo ficar bem formado, quando chegar ao fim, molhe a ponta da alga com um pouco de água, para que esta cole e feche.
  8. Corte os rolos ao meio e por sua vez volte a cortar, até obter a altura da sua preferência.
  9. Coloque o Sushi no frio, por 1 ou 2 horas e sirva fresquinho, com molho de shoyo se gostar.
Notas: Estas quantidades dão para 5 rolos de Nori.
Não precisamos de molhar as algas, a humidade do arroz acaba por as hidratar.
Todos os ingredientes que utilizei na receita vendem-se nas grandes superficies comerciais.




partilhar esta receita

28 comentários

  1. Duxa adorei esta tua sugestão, poi com peixe crú nem pensar, mas esta versão parece-me excelente...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Duxa, com tanto sushi só espero que não tenhas ficado com os olhos em bico!lol
    Excecional, ando com muita vontade de experimentar, mas ainda não encontrei essas algas à venda por aqui. Mas assim que encontar vou-me aventurar no sushi.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Duxa, acreditas que nunca provei sushi? Mas qq dia vou experimentar o dito... O teu ficou lindo, adorei as fotos :))Beijinho e boa noite!

    ResponderEliminar
  4. NUNCA COMI ,MAS CONFESSO QUE ADORA PROVAR.
    O ASPECTO DO TEU ESTA MARAVILHOSO.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Fiquei com bastante inveja deste prato. Há meses que ando a dizer a mim mesma que gostaria de experimentar fazer sushi. Já falei com algumas pessoas que o fizeram em casa e a todas correu bem. A receita parece bem acessível e deliciosa.Obrigada pela partilha.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  6. NOssa que chique. Nem sei se um dia farei uma receita dessas.

    ResponderEliminar
  7. Para ser cinsera nao gosto de Sushi,mas tenho que te dizer gostei muito da tua apresentacao!
    E gostos nao se discutem,nao e verdade?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Duxa, que delicia amiga!
    Faz tempo que eu não faço sushi!
    Você me animou!!!rs
    Ficou lindo!Parabéns amiga.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Esta é daquelas coisas que, por mais que me apeteça (e apetece muito), penso que nunca farei, pois o meu marido abomina. Está lindo! Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Menina, chego agora ao seu blog e já me deparo com você fazendo sushi! Assim não tem como não voltar! Já virei seguidora! beijos

    ResponderEliminar
  11. Duxinha,
    Olha amiga vou comentar de novo... Pois na hora que enviei o comentario a eletricidade foi a baixo por isso não sei se foi enviado...

    Ja sabes que sou louca por sushi hehehehe.... Como pelo menos 1 vez por semana : ) O teu esta com um aspecto delicioso e super prefeito. Gostei da introdução do pêssego ; ) Ainda sobrou algummmmmmmm? Também quero. Estas a ver o que fizes-te. La vou ter que fazer hoje quando chegar a casa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Deixo aqui um desafio aos que nunca provaram, é simples apesar de parecer complicado, mais, esta é uma versão bem ao estilo ocidental, já provei os sushis com peixes frescos e confesso que prefiro a minha versão na escolha dos ingredientes, podemos também adicionar maionese ou queijo creme, fica muito bem.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  13. Duxa finalmente consigo fazer um comentário no teu blog :) as ultimas vezes deu-me um erro, mais um defeito do blogger :)
    Este sushi tem um aspecto optimo, eu nunca comi e n tenho curiosidade de experimentar n sei pq :) manias!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Olà!!! adoro sushi!!! ficou lindo. beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito, um dia vou aventurar-me, hehe

    ResponderEliminar
  16. Eu não aprecio, com muita pena minha, porque até os acho visualmente um prato muito atractivo. Acho que tenho de os provar melhor e deverá ser daqueles pratos que se aprende a gostar. bjs

    ResponderEliminar
  17. O que foste fazer Duxa, a minha filha anda a pedir à tempo que faça Sushi em casa, agora que viu o teu post não se cala.

    Beijo
    Maria José

    ResponderEliminar
  18. * Maria José a filhota tem bom gosto, olha que é muito simples de fazer, tenho a certeza que te vais sair muito bem.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  19. Este sushi ficou com um aspecto lindo e com estes ingredientes não duvido que seja delicioso... um dia experimento!
    Uma vez jantei num restaurante japonês e gostei de tudo!! Não comi sushi de peixe...mas esta versão agrada-me :)
    Beijinhos e obrigada pela variedade de sugestões :)

    ResponderEliminar
  20. OLÁ DUXA!
    UMA COMIDA SAUDÁVEL,BEM APRESENTADA, ÓTIMA SUGESTÃO AMIGA!AS FOTOS ESTÃO LINDAS!
    BJS,
    ANDRÉA...

    ResponderEliminar
  21. Agora você me ganhou, somos (eu e meu filho) apaixonados por sushi, outro dia ele mesmo foi pra cozinha e conseguiu preparar para nó, ficou ótimo, fez também aqueles com arroz e um filézinho de salmão por cima, sabe qual é? Delícia!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  22. Não sou muito apreciadora de sushi Duxinha, justamente por que vai peixe cru, adoro peixes mas não crús.
    Agora esse seu até que comeria sabe? Diferente e lindo...bjokas

    ResponderEliminar
  23. Priminha, tenho experimentado algumas das tuas receitinhas e são fabulosas, claro... Mas esta sem dúvida vai ser a minha favorita porque tanto eu como a mamã adoramos sushi...:-)
    Beijoquinhas gds para todos.
    Raquel

    ResponderEliminar
  24. Minha flor,
    Que lindo está tudo e tão bem explicado, o teu blog realmente é uma maravilha. Eu n gosto de arroz pegadinho por isso como sempre só os pedacinhos de peixe crú, mas o viking devora tudo, mais fosse! à tua receita só falta, na minha humilde opinião, um bocadinho de wasabi!

    bejinhos e votos de um excelente fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  25. Que delícia hein Duxa?Eu comeria vários...adoror!Ficaram lindos e bem caprichados...beijkas

    ResponderEliminar
  26. Como eu adoro sushi.
    Tenho de voltar a fazer.
    O teu ficou lindo.

    ResponderEliminar
  27. DUXA, EU ADORO SUSHI!
    O ASPECTO ESTA FANTÁSTICO... QUE MARAVILHA!PARABÉNS!!!!
    BOM FIM DE SEMANA!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  28. Muito boa esse receita de sushi em casa, quero aprender como fazer sushi espero que eu consiga fazer.

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.